quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Minha casa

 Poesia que escrevi hoje (a quem interessar possa rs)

Onde havia uma tábua rasa e dura,
com cortes profundos,
ergueu-se uma casa de madeira branca.
Pedaço a pedaço.
com fendas e mundos,
uma igreja pagã de homilia franca.
Nesse templo antes castigado,
ora recito ora gargalho,
num ritual nada melancólico.
Ele fica no alto de uma montanha,
longe de ser perfeita,
no topo moderno, nostálgico, bucólico.
Todo dia aparece a vontade de decorar a vida
com pincéis recém-descobertos
(e outros já bem desbotados).
Essa casa de madeira lisa
tem vários itens que carrego comigo
arrumados para visitas
ou com charme bagunçado.
As janelas se abrem com frequência,
para deixar entrar mais brisa na mesa.
E aquela velha roupa que secava
já não está tão velha
nem tão presa.
Tem uns sapatos descansando na porta,
uma chave que nunca encontro - nem quero.
Nesse pedaço de universo que é a minha casa
só tem fechadura onde tem verso.
O quarto ainda está sendo construído,
os muros permanecem muito baixos,
mas a sala tem um terreno bailarino
onde a cada novo olhar mais me encaixo
E nessa dança mágica que fazem as cortinas,
nessa pequena chama que queima na fonte
- em ritmo gostoso de mar -
eu me aconchego dentro do meu peito,
que aprendi a chamar de lar.
Pega essa mansão de vento e derruba tudo!
Ah, meu amigo, não se apavore...
Essa religião não precisa de endereço, eu mudo...
Essas tábuas são de sons do piano.
Forte.

Nenhum comentário: