quinta-feira, 7 de outubro de 2021

Ajusta as lentes!


Vamos falar sobre óculos!
Primeiro, vale destacar:
uso em função da miopia.
Amigos, ora, a miopia é mia.
E cada um tem a sua...
Mas miopia sem óculos
envolve todo mundo da rua.
Tem a dona Fiorina,
que vê tudo embaçado e comenta.
Tem o Carlão Bom de Mira,
que se vê com visão melhorada.
Eu sou aquela baixinha
que tropeça na mesa
e não entende nada
do que se mostra.
Eu sou uma miopia com certa bossa.
Mas, ainda assim, prefiro enxergar.
Por isso, voltamos ao tema:
decido usar óculos.
Mas sei que a miopia ainda está lá.
Então, volta e meia, deve-se mudar a lente
(neste dia a gente até fica contente)
e de repente nota que, de novo,
já está vendo tudo deformado...
(aí a gente compra um óculos menos quadrado).
Pois é, amigos, óculos dizem muito.
Dizem do que se sente
e do que se esconde
atrás de cada armação.
Diz daqueles graus a mais
que vêm com o tempo
e com o cansaço da observação.
E eu, mesmo enxergando poesia,
às vezes queria explodir a miopia
e ter a visão perfeita!
Mas aí tem um tal de
"não ser tão bom ver cada detalhe"...
E eu deixo essa mania na cabeceira
e volto a me dizer "ei, repare!"
Olho ceguetinho, vem em quando,
com óculos novo e bonito...
Até que tem um charme!

Nenhum comentário: